Uma road trip nada mais é que uma viagem de carro, onde você manda no seu itinerário. Você vai dirigir de uma cidade/país para outro aproveitando para combinar algumas paradas estratégicas. A possibilidade de parar em uma cidadezinha no caminho, em um restaurante na estrada ou para apreciar uma paisagem, é maravilhoso! E o mais legal, você decide seus horários.

O custo de uma road trip depende do planejamento. Quanto antes você definir o roteiro, melhor fica para enxugar os gastos da viagem. Quando você resolve viajar em cima da hora, a road trip tem um melhor custo benefício que uma viagem aérea, por exemplo.

Para planejar o trajeto, é importante definir as cidades que pretende visitar e quais serão as cidades base (aquelas que vai pernoitar). De qualquer forma, é sempre melhor seguir em linha reta, e ocasionalmente fazer bate e volta a partir da cidade base.

Vai viajar com seu carro?

Confira se a revisão está em dia, mas de qualquer forma, verifique o óleo, os pneus, limpador de para brisa e faróis. O seguro é outro aspecto imprescindível, você deve verificar se está em dia, se tem cobertura para reboque e se a seguradora oferece outro carro, caso haja um imprevisto. Tudo para que sua viagem não seja interrompida. A documentação do carro está certa? Os seguros pagos? E sua carteira de motorista? Verifique se não está vencida, e se for vencer durante a viagem, já renove antes de ir.

Vai alugar um carro?

Se for alugar um carro, faça com antecedência principalmente se for no exterior. Já saia do Brasil com o aluguel feito e os seguros incluídos, para não ter nenhuma surpresa desagradável. E lembre-se do passaporte, da carteira de habilitação e do PID (permissão internacional para dirigir) caso o destino exija. É necessário pesquisarmos as leis de trânsito do local, entender seus sinais e regras, evitando multas que são bem salgadas.

Como se movimentar?

Após definir as cidades do seu trajeto, monte um mapa, escolha as melhores estradas, que nem sempre são as mais rápidas. Pesquise os pedágios e os postos de combustível pelo caminho. Deixe sempre o tanque cheio para evitar contratempos e dinheiro para os pedágios, alguns não aceitam o pagamento em cartão. Depois do mapa pronto, o ideal é baixá-lo no celular. Se ficar sem sinal de internet, você terá como acessá-lo. Tem aplicativos que automaticamente te jogam para um trajeto mais rápido e acabam sendo uma cilada. Muito cuidado!

Como escolher a hospedagem?

O ideal é reservar antes principalmente se for um destino muito procurado. Observar a melhor localização, se possui estacionamento e se o mesmo é gratuito ou pago. Na maioria das vezes a melhor localização não é o centro, pela dificuldade em entrar e sair do hotel e devido ao trânsito e às regras de cada cidade. Na Europa, por exemplo, não é permitido o tráfego de carros que não sejam da cidade nas ruas do centro e as leis são bem rígidas.

Como planejar?

– Ponha no papel os lugares que você pretende ir e marque em um mapa os pontos referentes à estes lugares.

– Analise se é possível fazer em linha reta e se vai voltar para a cidade de origem, um circuito também funciona.

– Escolha as cidades base e as cidades bate e volta.

– De acordo com a quilometragem que vai rodar, calcule o combustível e pesquise sobre os pedágios pelos quais passará.

– Escolha as hospedagens de acordo com sua preferência (hostel, pousada, hotel ou outros). Faça as cotações e reserve. Não esqueça de observar a localização.

– Liste as experiências e passeios que pretende fazer. Pesquise os preços, dias e horários de funcionamento e inclua na sua programação.

– Analise o seu orçamento. Você está preparado para este investimento? Se não, refaça o seu itinerário, enxugue seus gastos, adie um pouco, mas não desista!

– Confira todos os documentos e lembre-se de levá-los. Documentos pessoais do motorista e dos outros passageiros, carteira de habilitação, seguro do carro, passaporte e PID, se for o caso. O PID é muito fácil de adquirir, solicita no site do DETRAN, paga uma taxa e você recebe pelo Correio. A validade do PID será o mesmo da sua carteira de habilitação.

– Ande com todos os contatos que podem te ajudar em caso de imprevistos.

– Se não se sentir seguro para planejar sozinho, procure um agente de viagens!

Deixe uma resposta