Cartagena das Índias
Cartagena das Índias, mais conhecida como Cartagena, é um dos mais belos e concorridos destinos turísticos da Colômbia. É uma cidade portuária e fica na costa caribenha do país, famosa pela beleza das ruelas cheia de flores, das casas coloridas, da arquitetura e do charme que impera em todos os cantos. Algumas regiões da cidade, o porto, a fortaleza e alguns monumentos são tombados como patrimônio da Unesco.
A cidade foi colônia espanhola e conserva muito da época, sendo sua história, cultura, arquitetura e gastronomia aspectos relevantes para o Turismo. Com 1.600.000 habitantes, a cidade se divide entre a parte histórica – Centro histórico e San Diego dentro da Cidade Murada e La Matuna e Getsemani; a parte moderna – Bocagrande; e outros bairros onde podemos observar a desigualdade social comum em toda a América do Sul.
As muralhas foram construídas para proteger a cidade de ataques piratas, e hoje é a melhor e mais bonita região de Cartagena, abrigando inúmeros hotéis, restaurantes e um comércio bem diversificado. O povo é alegre, amistoso, hospitaleiro e acolhedor.
Muitas pessoas conhecem Cartagena pelos olhos do grande escritor Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Marquez, que teve a cidade como musa inspiradora em vários dos seus romances.
Informações práticas
1 – Idioma: Espanhol
2 – Moeda: peso colombiano (hoje 15/02/2021 R$1,00 corresponde a COP$651,00).
– O câmbio pode ser feito no destino, levando-se dólares ou reais. O dólar lá é mais valorizado, porém só compensa levar dólares se você já os tiver. Fica mais dispendioso pagar IOF aqui para trocar reais por dólares e pagar novamente na Colômbia para trocar dólares por peso. Chegando no aeroporto troque pouco dinheiro, apenas para os primeiros gastos, o câmbio no centro é mais favorável para a troca. E há várias lojas de câmbio espalhadas principalmente próximo à Torre do Relógio.
– Cartão de crédito é amplamente aceito no comércio, mas para comprar de ambulantes, o ideal é ter dinheiro, e trocado. Alguns tentam confundir os turistas, não devolvendo o troco. Isto serve também para os taxistas, que às vezes alegam não ter troco.
– Algumas lojas aceitam pagamento em dólar.
3 – Vacina obrigatória: febre amarela. O CIVP – Certificado Internacional de Vacina, é exigido no aeroporto de embarque no Brasil e no de desembarque na Colômbia, comprovando a vacinação que deve ser feita no mínimo 15 dias antes do embarque. Após tomar a vacina, o certificado pode ser emitido através do portal da ANVISA https://www.servicos.gov.br/ . Depois de receber o certificado por e-mail, é só imprimir.
4 – Documentos necessários: Carteira de identidade em bom estado e com no máximo 10 anos de emissão ou passaporte válido, caso faça conexão no Panamá (voos da cia aérea COPA) com validade de até 6 meses após a data de saída do país. Se for pernoitar ou passar alguns dias no Panamá, é necessário o visto americano.
5 – Clima: em Cartagena é verão o ano inteiro, a temperatura varia entre 24 a 32ºC e a sensação térmica pode chegar a 40ºC devido à umidade do ar. O período de chuvas ocorre entre maio e dezembro, sendo mais intensa em agosto, ainda assim não significa que neste período a cidade fica debaixo de água o dia todo. As chuvas podem ser fortes, porém passageiras.
6 – Melhor época para ir: de janeiro a abril
7 – Voltagem: 110 volts e as tomadas normalmente são de dois pinos chatos. Leve um adaptador.
8 – Fuso horário: Cartagena está 2 horas a menos que o Brasil e em tempos de horário de verão a 3 horas a menos, considerando o horário de Brasília.
9 – Telefonia e internet: é possível adquirir chips pré-pagos em supermercados, farmácias, ambulantes e cafeterias para usar aplicativos indispensáveis na sua viagem como Google Maps, TripAdvisor e as redes sociais.
10 – Devolução de impostos: os impostos de 16% acrescido aos bens e serviços podem ser devolvidos aos clientes estrangeiros, não residentes que fizerem compras no cartão de crédito internacional. A solicitação preenchida deve ser apresentada pessoalmente no escritório da —DIAN – Dirección de Impuestos y Aduanas Nacionales no aeroporto quando o viajante retornar. O valor das compras deve ser no mínimo COP$274.850 e no máximo 10 x este valor
(informação apurada em agosto/2020)
– A devolução é permitida para as seguintes mercadorias: confecções, calçados, artigos de couro, discos compactados, artesanato, brinquedos, artigos de cama, mesa e banho, eletrodomésticos, joias em geral, esmeraldas, perfumes e ferragens. Não são contemplados eletrônicos, malas, alimentação, hospedagem, óculos e bebidas alcóolicas.
11 – Seguro viagem: é imprescindível em qualquer viagem, por ser a segurança do turista no caso de um imprevisto. Contrate o seguro com validade até o dia seguinte ao seu retorno como garantia, caso ocorra algum atraso no voo.
12 – É muito importante durante o seu planejamento de viagens, se informar das atuais exigências para entrar ou sair do país, principalmente em tempos de pandemia.
Dicas sobre o Destino
1 – Voos: Há 3 cias aéreas que fazem mais frequentemente o trajeto Belo Horizonte/Cartagena. A LATAM e a AVIANCA com 3 ou mais conexões e a COPA com só uma conexão, no Panamá, porém nesse caso é necessário o passaporte válido.
2 – Hospedagem: em Cartagena, há dois locais indicados para se hospedar.
– O bairro de Bocagrande que é a parte moderna da cidade com prédios altos, shopping, grandes redes de hotéis com piscinas e áreas de lazer e está a beira mar.
– A outra opção é o Centro Histórico, cheio de charme e encantamento. Esta é a melhor escolha para quem quer mergulhar na cultura e história da cidade. Dentro das muralhas tem o centro mesmo e o bairro de San Diego, que se misturam, é tudo muito próximo. Fora das muralhas La Matuna e Getsmani também são bairros históricos com hospedagens mais baratas, inclusive muitos hostels. Em toda a parte histórica têm hotéis boutique, pousadas e hotéis de luxo com a arquitetura espanhola conservada. Como são adaptações de antigas casas e conventos, poucos tem piscinas e áreas de lazer, o que é compensado pelos jardins internos e a proximidade de todos os pontos turísticos da cidade que podem ser explorados a pé.
3 – Transporte interno: existem algumas situações…
– Na parte histórica não é necessário e nem aconselhável carro para se locomover. O trânsito é caótico, as ruas estreitas e os motoristas buzinam sem parar.
– Para o traslado do aeroporto/hotel, para ir a Bocagrande ou outro lugar mais distante, o ideal são motoristas particulares ou taxistas. As tarifas de táxi são muito baratas, porém é bom negociar o valor antes de entrar no carro e observar se o automóvel está em boas condições. Uma cliente minha teve que andar no táxi segurando a porta que estava caindo, para ter uma ideia do que pode acontecer. O melhor a fazer é pedir na recepção do hotel para chamarem o táxi, eles têm bons contatos e o preço é o mesmo. Do aeroporto ao hotel e vice e versa o valor varia entre 12.000 e 15.000 pesos colombianos, 15 a 20 reais. Do centro a Bocagrande, custa de 8.000 a 10.000 pesos, entre 10 e 13 reais.
– O mapa da cidade ou o google maps é essencial para quem vai andar a pé, as ruas são muito parecidas, e trocam nome a cada quarteirão.
4 – Culinária: a gastronomia local é muito rica. Há restaurantes que oferecem pratos da cozinha regional e outros da cozinha internacional. Come-se muito bem em Cartagena e os preços são bem razoáveis para uma cidade turística.
– O prato mais típico é o pescado acompanhado de arroz com coco e patacones (banana amassada frita). Outras famosas guloseimas são as arepas (uma espécie de pão de milho onde os recheios podem variar entre queijo, ovo, carne, etc., são fritos, assados, grelhados ou cozidos no vapor de acordo com o gosto do freguês); as empanadas e os bolinhos (de mandioca recheados). Estes salgados estão no café da manhã dos hotéis, nas ruas com os ambulantes e nas lanchonetes, bares e restaurantes.
– A bebida mais famosa é a limonada de coco, simplesmente imperdível, e a alcóolica mais tomada é o Coco Loco (rum, vodka, tequila, limão e água de coco). Existe também uma grande diversidade de cervejas artesanais.
5 – Passeios Turísticos: são muitos os tipos de atrações e passeios em Cartagena.
– Podemos citar o Castelo de San Felipe de Barajas, o Convento de La Popa (vista da cidade em 360º), a Catedral de Cartagena, a Paróquia San Pedro Claver, As Bóvedas, A Torre do Relógio, o Teatro Afonso Mejiá, o Monumento da Índia Catalina, os diversos Museus: da Inquisição, da Esmeralda, Naval e outros, o Mercado Bazurto, as Ilhas do Rosário e outras.
– O ideal é ter referência de onde comprar os passeios guiados, os tours e as atrações. Há muitos vendedores pelas ruas que não são confiáveis e a promessa é uma e a entrega costuma ser outra.
6 – Compras: para todos os gostos e bolsos.
– Para quem gosta de lojas famosas e roupas de grife, tem os shoppings em Bocagrande. Este bairro é conhecido como a Miami Colombiana.
– O artesanato local (bolsas, bijouterias, souvenirs, chapéus), as produções locais, os famosos cafés e doces são encontrados nas lojinhas, mercados, feiras e supermercados do centro. O comércio fica aberto durante o dia e à noite.
– Uma dica preciosa é “cuidado com os ambulantes nas ruas e nas praias”. Eles são muito insistentes e podem chegar a incomodar. Se você não tem interesse nos produtos e serviços oferecidos por eles, o melhor é não olhar e não perguntar o preço, senão vai acabar comprando só para se livrar do aborrecimento.
7 – Praias e Ilhas: as praias na cidade apesar de não serem muito bonitas, tem águas mornas, calmas e o espaço de areia é bem grande. Dá para divertir e tomar um bom banho de mar. Tem barracas de praia e ambulantes que oferecem massagens diversas.
– As ilhas são um caso a parte, as águas são mornas, calmas, transparentes e azuis (Mar do Caribe). A areia é clara e são paisagens lindas e calmantes. Barcos, lanchas e catamarãs são os transportes mais usados para se chegar lá. As travessias duram entre 30 min e 2 horas e são do estilo “com emoção”. Algumas ilhas são muito turísticas e ficam cheias, outras são menos conhecidas e frequentadas, com uma estrutura bem precária (não tem água doce e eles preparam os tira gostos em trempes feitas no chão). Tem a possibilidade de alugar lanchas privativas e selecionar as ilhas que prefere conhecer. Alguns passeios incluem mergulho em alto mar e visita ao Oceanário. Só o transporte de lanche vale a pena o passeio, é tudo muito lindo. Os restaurantes das ilhas têm um atendimento super especial, alguns recebem com drinks de boas-vindas, oferecem massagens, e almoço incluídos no preço do passeio.
8 – Vida Noturna: bares, restaurantes, boates, baladas, comida de rua, shows de música e culturais nas pracinhas são algumas das opções. O passeio na Chiva Rumbeira é bem turistão, mas é muito animado e você entra no clima colombiano com as músicas, as comidas e bebidas que tem no percurso e nas paradas. As casas noturnas e barzinhos mais animados estão em Getsemani. Há também muitas baladas em barcos e cassinos para os amantes de jogos.
9 – Segurança: a violência não é mais um fator preocupante na Colômbia, principalmente em Cartagena. Medellin e outras cidades do país já foram famosas pelos crimes, drogas e violência, mas isso diminuiu muito nos últimos anos e se ainda persiste é no interior rural. No centro histórico as pessoas podem andar tranquilamente, inclusive à noite. Os cuidados que se deve ter são os mesmos de qualquer lugar do mundo. Evitar lugares afastados e desertos, não descuidar das bolsas e carteiras. A Colômbia assim como todos os países da América do Sul tem muita pobreza e desigualdade social, daí os problemas com troco, com ambulantes, como já citei anteriormente.
10 – Bagagem: por ser um lugar muito quente, a sugestão é levar roupas leves, fáceis de secar, sapatos confortáveis, óculos de sol, roupas de banho, chapéu e filtro solar. As ruas são de paralelepípedos, então os saltos não são aconselháveis. Como faz muito calor, as pessoas não conseguem ficar com a mesma roupa o dia todo e a noite como em outros lugares do mundo. A facilidade de voltar aos hotéis viabiliza o ir e vir para banhos e trocas de roupas. O que quero dizer é que acabamos precisando de mais roupas que o normal, daí a sugestão de levar roupas fáceis de secar e que não amassem, ao invés de abarrotar a mala.
11 – Os endereços em Cartagena podem parecer estranhos, para você entender vai aí a explicação: Calles são as ruas na vertical e Carreras na horizontal. As Calles vão de leste a oeste e a abreviação pode ser “Cll”, “Cl” ou “C”. As Carreras vão de norte a sul atravessando transversalmente as Calles, a abreviação “Cra”, “k” ou “Kra”. O sistema numérico quer dizer a distância em metros que aquele imóvel fica da beira da rua transversal e a direção. Por exemplo: Calle 42 # 15-34, isso significa que a casa está localizada na Calle 42, a 34 metros da beira da Carrera 15 na direção da 16.
12 – Telefones úteis:
– Hospital Bocagrande: Calle 5ta C/Carrera 6ta – Bairro Castillo Grande – Cartagena Tel.: +57 5 665 4380
– Hospital Canapote: Carreara 14, nº 62-3 – Bairro Bolívar – Cartagena Tel.: +57 6 505 898
– Polícia Metropolitana Cartagena de Ìndias: Carreara 18b – Bairro Bolívar – Cartagena Tel.: +57 6 517 480
– Embaixada do Brasil em Bogotá: consular.bogota@itamaraty.gov.br (atendimento ao público via e-mail)
– Celular 24 h exclusivo para emergência com brasileiros: +57 310 809 6169